Criação de Logomarca em BH

Como está o mercado para o web designer brasileiro?

Um panorama sobre a profissão de web designer e como ela se posiciona no mercado nacional. Também veja as vantagens desse profissional.
Como anda o mercado de trabalho em Belo Horizonte

Conteúdo desse texto

Quer um site ou logo incrível, mas não tem tempo nem dinheiro?

Tenho a solução para você: design personalizado, qualidade, alterações ilimitadas e preço justo.

Solicite um orçamento sem compromisso.

Solicite um orçamento para criar seu logotipo profissional

Com a constante evolução tecnológica, o web designer passa a ter mais importância. Primeiramente, vale lembrar que os serviços deste profissional podem atender qualquer área no mercado.

A possibilidade de migrar ou adicionar trabalhos pela internet só aumenta, beneficiando muito o designer. Além disso, vários empreendedores procuram pessoas capacitadas para atender demandas específicas deste tipo.

Você encontra neste artigo um pouco sobre a profissão e como está o mercado. Desde já, saberá com clareza o que lhe espera caso ainda esteja em formação. Sendo assim, vamos nos aprofundar sobre detalhes essenciais nessa área.

O que é a profissão de web designer?

De modo geral, o conceito por trás da função é relativamente recente, vindo oficialmente no ano de 1991. Posteriormente, muitas mudanças aconteceram, as linguagens tornaram-se mais complexas, sendo aprimoradas até hoje.

Este profissional cuida da criação de sites, também podendo remodelar uma plataforma já existente. Dessa forma, é necessário usar a criatividade com ferramentas de programação para concluir as tarefas.

Ele trabalha com linguagens como:
— HTML;
— CSS;
— ASP;
— PHP;
— XML;
— JAVASCRIPT.

Essas são algumas das linguagens que constituem um website, seu visual e as funções. Desse modo, o trabalho não deve ser apenas criação de sites ou criação de logomarca. Ainda mais em tempos modernos, onde a plataforma deve ser atrativa.

Quais as atividades e competências do profissional

Dentro do que um web designer pode fazer, o planejamento do site é essencial. Nesse sentido, a ideia do cliente é traduzida no uso das cores e dos elementos posicionados. Ou seja, cabe ao contratado deixar tudo fluido e funcional.

Não é exagero chamá-lo de artista, afinal, a beleza da plataforma é de sua responsabilidade. Em outras palavras, um bom profissional equilibra elementos principais, resultando numa navegação objetiva e tranquila.

Outras atividades incluem um bom acúmulo de informações e conteúdo constantemente atrativo para os visitantes. Com isso, o produto final deve conversar com ideias de marketing e outras atividades estimulantes.

Como estão as demandas brasileiras para Web Designer

As demandas atuais para esse profissional surgem de todas as áreas em cenário nacional. Desse modo, até mesmo os freelancers são bem requisitados para prestar os seus serviços.

Como está o mercado para o web designer brasileiro?
Criação de catálogos virtuais e revistas estão entre os afazeres de um web designer

Empresas, startups ou empreendedores autônomos podem precisar contratar para construir suas plataformas digitais sem complicações. Contudo, não são as únicas ocasiões em que essas atividades podem ser necessárias.

Outras áreas são:

— Companhias de Tecnologia da Informação;
— Agências de marketing;
— Estabelecimentos de vendas que querem expandir de forma online as operações;
— Grandes corporações com setores de comunicação.

Não ficando restrito a deixar uma plataforma visualmente mais agradável, o contratado pode ir além. Dessa maneira, toda e qualquer demanda pode ser preenchida pelo trabalhador capacitado e sua especialidade.

Vantagens de contratar um profissional para o seu negócio

Inicialmente, tenha em mente que a criação de sites é apenas o começo. Portanto, é fundamental saber que o produto final tem que ter a cara do cliente. Desse modo, contratar um bom web designer tem benefícios importantes para levar em consideração.

— 1. Um profissional saberá as ferramentas e os atalhos mais inteligentes para economizar tempo sem perder qualidade;
— 2. Possibilidade de conseguir um produto com ar único, exclusivo para o cliente;
— 3. Conteúdo do site bem representado na escolha das cores e imagens;
— 4. Maior credibilidade e confiança em um trabalho sério;
— 5. Em diversos momentos, um site criado por um profissional será o diferencial do cliente diante da concorrência.

Ainda há mais vantagens, que dependerão de como o produto final se comporta estando online. Então, provém do cliente escolher a pessoa adequada para colocar suas ideias em prática.

Habilidades importantes para o web designer

Há duas habilidades bem-vindas para o web design. Assim, veja quais são e suas características.

Criação de logomarca

Faz parte do trabalho do web designer conseguir criar logos para clientes. Antes de tudo, no entanto, o profissional precisa coletar o máximo de informações possível. Nesse sentido, todo o processo ficará muito mais simples para um resultado agradável.

Uma logomarca é a face de qualquer negócio, é a referência para memorizar um serviço. Ainda mais hoje em dia, com a internet popularizando todo tipo de imagem.

Lembre-se também que há diferenças destacáveis com logotipos, que não necessitam de símbolos no nome. Dessa forma, a logomarca é o que ajuda a visualizar o tipo de negócio destacado.

Criação de sites

Esse é um passo importante, pois o web designer deve colocar à prova sua capacidade. Logo, fica a cargo do contratado reunir tudo o que se planejou para poder criar. Sendo assim, é chegada a hora de usar as ferramentas da melhor forma.

O processo para botar em prática pode envolver mais de um profissional para melhor precisão. Isso porque, existem também pessoas especializadas em programação de sites. Como resultado, uma plataforma otimizada é o que se espera do produto final.

Mercado aquecido para presente e futuro

Para quem estiver interessado, a carreira nessa profissão tende a crescer cada vez mais. Principalmente no Brasil, onde muitas pessoas tentam começar sua própria startup ou loja. Nesse cenário, as demandas para contratar um web designer só tendem a crescer.

Mercado de trabalho para a criação de sites em BH
O mercado procura antes de mais nada profissionais que estejam conectados com a evolução da tecnologia

Mesmo que haja serviços que visam automatizar algumas etapas, esse profissional ainda será útil. Afinal, todos que buscam se destacar no mercado precisarão mostrar um visual único e atraente.

Informações do Autor

Designer Gráfico e Web Designer profissional de Belo Horizonte. Com ampla experiência na indústria da publicidade, tomei a decisão de me aventurar como freelancer em 2009. Minha especialidade está em criar identidades visuais impressionantes e desenvolver sites em WordPress. Com base em anos de experiência prática, trago em meus textos um profundo entendimento técnico.

Compartilhe

Quer um site ou logo incrível, mas não tem tempo nem dinheiro?

Tenho a solução para você: design personalizado, qualidade, alterações ilimitadas e preço justo.

Solicite um orçamento sem compromisso.

Solicite um orçamento para criar seu logotipo profissional
Blog
Pixels ou vetores? Entenda a diferença e quando usar cada um
Design Gráfico
Pixels ou vetores? Entenda a diferença e quando usar cada um

Pixels ou vetores, um dilema moderno! Enquanto pixels brilham em detalhes realistas, vetores se destacam na adaptabilidade. A escolha perfeita depende do seu projeto: arte digital detalhada ou gráficos escaláveis? Vamos desvendar esse mistério juntos!

Leia também os textos abaixo: