A história do web design não é assim tão antiga. O conceito ainda é novo, pois não faz muito tempo que o uso da internet se popularizou. A ampla utilização da internet no cotidiano das pessoas se iniciou há apenas algumas décadas. Desde a sua criação o web design passou por uma série de mudanças. Foi apenas em 1991, que Tim Berners-Lee apresentou ao mundo o primeiro site.
Desde os primeiros sites no início da década de 1990, os designers estão fazendo experiencias na criação de sites. Os primeiros sites eram inteiramente baseados em texto, com imagens mínimas e nenhum layout além de títulos e parágrafos. No entanto, a indústria progrediu, eventualmente trazendo-nos projetos baseados em tabelas, depois flash, e finalmente projetos baseados em CSS.
Tim Berners-Lee combinou a internet com HTML pela primeira vez. Isto veio a ser aceito como o primeiro site da internet. Naquela época HTML era usado em uma versão muito básica. Este uso básico da Linguagem de Marcação de Hipertexto, ou HTML (Hypertext Markup Language) tornava a aparência dos sites muito simples e com uma estrutura básica composta por apenas alguns títulos e parágrafos.
Algum tempo mais tarde o uso de hiperlinks nos sites permitiu aos usuários navegar com facilidade de uma página a outra.
A evolução do web design
Gradualmente o web design foi evoluindo e se adaptando. O uso da linguagem de marcação também se adaptou para ser mais complexa do que antes. Isso ajudou para que os web designers pudessem incorporar tabelas e imagens em suas páginas. Inicialmente, as tabelas eram utilizadas para fornecer informações tabulares.
Mas logo o uso de tabelas foi considerado desatualizado com a introdução do CSS ou Cascading Style Sheets.
Novos programas para criação de sites, como o Dreamweaver, foram desenvolvidos e nas mãos de novos web designers mudaram como o design de sites é concebido. Com a ajuda da HTML, imagens, áudio, vídeo e tabelas puderam ser inseridas em um site, enriquecendo cada vez mais o conteúdo da internet.
Mas com o tempo ficou evidente a necessidade de um conjunto de habilidades e conhecimentos para manipular a HTML, surgiu então a profissão do futuro, o web designer. No começo o número de sites não era grande, mas a HTML mostrou ser uma grande facilitadora para o lançamento de novos sites e o web design também se desenvolveu com isso.

O uso da HTML também fez com que os sites se tornassem mais interativos, o que não era possível no começo da internet. As páginas estáticas de um site não permitiam que os usuários fizessem alterações em seu conteúdo. Mas com essa evolução os projetos dinâmicos permitiram que os usuários realizassem alterações no conteúdo de suas páginas facilmente sem conhecimento avançado.
O design é fundamental para fortalecer a web
As páginas de um site hoje em dia são projetadas para várias finalidades, seja para fins pessoais ou para fins comerciais. Governos, instituições de ensino e várias outras empresas usam o design para atrair mais visitantes para seus sites. Com designs cada vez mais atrativos e amigáveis, criados por web designers profissionais, os usuários agora tendem a permanecer mais tempo e a interagir cada vez mais com os sites.
Além disso, a chegada massiva de tablets e smartphones faz com que a necessidade de um web designer seja crescente, pois o mesmo site deve ser acessível em vários dispositivos, e para isso seu layout deve ser criado com várias questões em mente, como: resolução de tela, tamanho de fonte, responsividade, etc.
A criação irresponsável do web design de um site, significa a fuga de visitantes e consequentemente de receita.