Criação de Logomarca em BH

6 dicas para construção de landing page

Dicas para uma página da web que tem como objetivo capturar informações de visitantes ou direcioná-los para uma determinada ação, como a aquisição de um produto
Algumas dicas preciosas para construir landing pages que funcionam

Conteúdo desse texto

Quer um site ou logo incrível, mas não tem tempo nem dinheiro?

Tenho a solução para você: design personalizado, qualidade, alterações ilimitadas e preço justo.

Solicite um orçamento sem compromisso.

Solicite um orçamento para criar seu logotipo profissional

Você sabe o que é uma landing page e qual a importância deste recurso para o seu negócio? Entenda agora tudo o que você precisa saber sobre esse recurso, desde a definição do conceito, sua importância e alguns dos principais elementos de layout.

Ademais, entenda o que você pode fazer para acompanhar os resultados de uma landing page e atente-se a 6 valiosas dicas para construir uma página de conversão efetiva.

Dessa forma, você pode melhorar o desempenho do site da sua companhia, seja ela do setor imobiliário, uma empresa que vende balcão refrigerado para açougue ou qualquer outro segmento do mercado.

O que são landing pages?

Primeiramente, precisamos definir o que é uma landing page. 

Na prática, podemos dizer que se trata de uma página da web que tem como objetivo capturar informações de visitantes ou direcioná-los para uma determinada ação, como a aquisição de um produto.

A tradução direta do termo para o português pode ser dada como “página de destino” pois ela normalmente aparece quando você clica em algum link ou anúncio da companhia responsável por administrá-la, como uma empresa de venda de touca hospitalar descartável.

Outro possível nome para uma landing page, quando pensamos em tradução, seria “página de captura de leads”, devido ao primeiro objetivo do recurso, citado anteriormente, que é a obtenção de dados para efetivar a conversão dos contatos.  

A importância de uma landing page  

Agora que você já sabe a definição de uma landing page e seu impacto nas estratégias, precisamos pensar na sua importância de forma mais precisa.

Para isso, devemos olhar para os objetivos da utilização das páginas de destino.

De forma geral, é seguro afirmar que as landing pages são muitas vezes usadas para promover um produto ou serviço específico, aumentar a lista de contatos para e-mail marketing e coletar informações de usuários para segmentação do público-alvo.

Além disso, é possível testar mensagens através de uma landing page, bem como criar campanhas de marketing e promover ações de vendas. 

Sendo assim, ao listar os motivos que determinam a importância do recurso, temos:

  • Aumento do número de leads;
  • Aumento da conversão de leads em vendas;
  • Direcionamento do tráfego para páginas específicas;
  • Construção de um relacionamento valioso com os usuários;
  • Promoção de ações de marketing e vendas;
  • Teste de mensagens de marketing;
  • Coleta de informações de usuários para segmentação;
  • Posicionamento de SEO melhorado;
  • Direcionamento dos usuários para realizar ações específicas.

Portanto, para atingir alguns desses objetivos, seja em empresas de cilindros hidráulicos ou em quaisquer outras companhias, é valioso criar landing pages.

Modelos de landing page

Após definido o que é uma landing page e qual a sua principal importância para as empresas, devemos pensar em alguns modelos que existem para a criação desse tipo de recurso.

Dentre os principais temos:

  • Captura de leads;
  • Efetivação de vendas;
  • Confirmações pendentes;
  • Conversão;
  • Comparação;
  • Agradecimento.

Cada um dos modelos acima, dentre outros existentes, possui objetivos específicos, com determinadas ações e recursos voltados a cumpri-los. 

Inclusive, esse é um fator que caracteriza a landing page: o foco em um objetivo único, com poucas informações na página. Assim, há algo em comum em toda landing page, para além dos elementos que as compõem, a ação.

O que se modificará, no caso dos elementos, é a estruturação dos elementos de base, que são:

  1. Títulos

Um dos elementos mais importantes, presentes em todas as landing pages, são os títulos e subtítulos das páginas. 

Assim, é importante utilizar nomes que sejam compatíveis com a atuação da empresa, bem como o material específico apresentado na página.

Títulos e subtítulos chamativos atraem os usuários e retém os visitantes por mais tempo, aumentando suas chances de conversão ou de convencimento para as ações, seja sua empresa uma fábrica de troféus em acrílico ou uma companhia do setor alimentício.

  1. Descrições

Além dos títulos e subtítulos, é essencial utilizar boas descrições nas suas landing pages.

Lembre-se que elas devem ser atrativas e breves, mas informativas o suficiente para reter os visitantes e transmitir os detalhes cruciais para que o usuário realize a ação.

Também é indispensável que o material seja compatível com a atuação da empresa e possa promover a divulgação.

Para auxiliar nas estratégias, é comum utilizar as palavras-chave mais pesquisadas sobre sua área na internet, fazendo com que a página apareça nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

  1. Imagens e cores

A identidade visual da sua empresa de jateamento de vidro, ou qualquer que seja o segmento da sua companhia, é outro fator extremamente importante nas landing pages para a identificação do negócio, setor e objetivos, evocando sentimentos. 

Por isso, as imagens e cores selecionadas para a sua landing page tem valor fundamental, aparecendo como importantes elementos, mas devendo se adequar ao objetivo da página.

  1. Botões CTA

Os botões CTA, sigla para “call to action” – que se traduz em “chamado para ação” – também podem ter um valor essencial em boas landing pages, além de estarem presentes em vários modelos distintos do recurso.

Basicamente, são botões nas páginas, que podem ser clicados pelos visitantes e os chamam para uma ação, como “confira nossas ofertas” ou “clique e entre em contato conosco”, devendo se destacar no layout.

  1. Formulários

Por fim, também temos os formulários, elementos de altíssimo valor, principalmente em landing pages de captura de leads. 

Os formulários são deixados nas páginas para preenchimento dos visitantes, com informações importantes de contato. Inclusive, esse formulário pode ser implementado na landing page, conciliando as estratégias.

Normalmente, são solicitadas informações como nome, idade, telefone e e-mail, mas, dependendo da empresa, informações mais específicas podem ser solicitadas. 

Geralmente, as informações se relacionam com a estratégia do negócio e podem ser usadas para segmentar os usuários e clientes.

Se a sua landing page convencer o visitante a fornecer tais informações, você gerará um lead.

Como acompanhar os resultados das landing page? 

Outro tópico extremamente importante quando pensamos nas landing pages é o acompanhamento dos resultados, baseado nos objetivos pré-estabelecidos.

Para realizá-lo, você pode utilizar algumas métricas importantes, como:

  • Taxa de conversão;
  • Taxa de rejeição;
  • Tempo médio na página;
  • Número de visitas;
  • Número de leads gerados.

É importante observar como essas métricas estão evoluindo com o tempo e ajustar elementos de layout da página, bem como sua funcionalidade, se necessário.

Além disso, pode ser valioso utilizar ferramentas de análise para monitorar o comportamento dos usuários na página e descobrir como melhorar sua experiência. 

Seja a sua empresa de exame admissional em Cotia, ou de qualquer outra atuação, acompanhe os resultados constantemente para qualificar ainda mais seus resultados.

Dicas para construir landing page 

Estrutura de uma landing page para clínica veterinária funcionando em vários formatos de tela
Landing Page em vários formatos de tela

Para concluir, confira agora 6 dicas valiosas para construir uma landing page de sucesso, que consiga gerar bons resultados e, principalmente, estabelecendo os objetivos da sua empresa ao longo do tempo.

  1. Utilize copywriting de qualidade

Chamamos de copywriting o ato de escrever textos com o objetivo de persuadir e influenciar leitores e consumidores a realizar uma ação, geralmente transformando-os em clientes.

Em landing pages, o copywriting deve ser escrito de forma direta, clara e convincente, com uma linguagem que seja adaptada ao público-alvo da sua marca. 

O texto também deve ser criativo e atraente, para que possa captar a atenção do leitor e mantê-lo interessado.

Além disso, ele também deve conter as informações relevantes e necessárias para a tomada de decisão do leitor, como o preço dos produtos oferecidos, como materiais de combate a incêndio, por exemplo.

Por fim, dizemos que todo o conteúdo disponibilizado nas suas páginas deve ser de qualidade, relevante para o seu público-alvo, o que pode aumentar consideravelmente a autoridade de sua marca e atrair potenciais clientes com mais eficiência.

  1. Use CTA claros e objetivos

Já citado nos elementos de landing pages, os CTAs são extremamente importantes para convencer e direcionar os visitantes de sua página para realizar determinadas ações. 

Assim como os textos de sua página, eles devem ser claros, objetivos e de alta qualidade, com elementos próprios para se destacarem na página.

Um CTA bem desenvolvido, aliado com outros bons elementos, como o copywriting citado, é uma importante ferramenta de persuasão, por isso, conte com profissionais qualificados para desenvolver e aplicar tais recursos.

  1. Crie o melhor layout possível

É de extrema importância ter um layout agradável na sua página como um todo, devendo ser limpo, funcional e intuitivo, facilitando a navegação dos visitantes em seu site.

Você também deve combinar os elementos citados anteriormente e utilizar imagens, vídeos, cores, títulos e subtítulos de maneira chamativa e convincente, destacando pontos positivos e fundamentais do seu negócio e refletindo seus valores e personalidade de forma estratégica, representando a ideia base da página.

Além disso, os elementos em seu layout devem ser compatíveis com os serviços disponibilizados por sua marca. 

Uma empresa de vigilante de escolta armada, por exemplo, terá um layout completamente diferente de um restaurante, podendo recorrer a cores mais fortes e imagens que refletem a importância desse serviço.

  1. Otimize sua página para dispositivos móveis

Outra dica fundamental é que a sua página seja otimizada para todos os dispositivos que irão acessá-las.

Hoje, não são apenas computadores que acessam a internet constantemente, na verdade, os celulares são cada vez mais utilizados.

Sendo assim, é importante trabalhar na adaptação da sua landing page para todos os dispositivos que venham a acessá-la como notebooks, tablets, smartphones e até mesmo televisores com acesso a internet.

Além do layout, que deve estar prontamente adaptado, é imprescindível garantir o bom funcionamento da página nos diversos locais de seu uso. Para realizar isso de forma mais prática, é interessante recorrer ao design responsivo.

  1. Use formulários claros e diretos

Voltando para um importante elemento de layout em uma landing page, crie bons formulários, afinal, eles são de extrema importância para realizar a conversão dos visitantes em leads.

Eles devem ser claros, diretos e convincentes, sem ser invasivos e agressivos, solicitando os dados dos clientes de forma mais intuitiva e até mesmo “agradável”.

Dessa forma, a chance do visitante preencher seus formulários, e tornar-se um lead, é potencializada.

  1. Utilize ferramentas de análise constantemente

Por fim, é essencial utilizar ferramentas que irão analisar o desempenho de suas landing pages de maneira constante, a fim de monitorar o tráfego nas páginas, bem como o comportamento dos visitantes para qualificar os resultados.

Dessa forma, é necessário averiguar tudo o que está funcionando, e deve ser mantido, mas também quais elementos devem ser substituídos ou adaptados.

Conclusão

Em conclusão, ao criar uma landing page, é importante levar em conta a estrutura, o layout, o conteúdo e todos os seus elementos para garantir que a página seja eficaz. 

Além disso, medir o desempenho da página com as ferramentas corretas é essencial.

Ao seguir tudo o que foi dito até aqui, você aumenta as chances de ter uma boa landing page na sua empresa, gerando diversos resultados positivos, como os que foram citados.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Informações do Autor

Designer Gráfico e Web Designer profissional de Belo Horizonte. Com ampla experiência na indústria da publicidade, tomei a decisão de me aventurar como freelancer em 2009. Minha especialidade está em criar identidades visuais impressionantes e desenvolver sites em WordPress. Com base em anos de experiência prática, trago em meus textos um profundo entendimento técnico.

Compartilhe

Quer um site ou logo incrível, mas não tem tempo nem dinheiro?

Tenho a solução para você: design personalizado, qualidade, alterações ilimitadas e preço justo.

Solicite um orçamento sem compromisso.

Solicite um orçamento para criar seu logotipo profissional
Blog
Tendências na criação de logo: serifas ousadas, gradientes e mais

Ah, o mundo dos logos! Qualquer marca que se preze sabe que um bom emblema é o passaporte para o coração do consumidor. Assim como a moda, as tendências na criação de logos estão sempre evoluindo, e, amigos, preparem-se para a era das serifas corajosas que nos falam com a firmeza de um aperto de mão de negócios.

Imagine que estamos passeando por um jardim. As flores são as marcas, cada uma com sua cor e perfume únicos; os logos seriam suas pétalas distintas. E nesse jardim, algumas flores estão desabrochando com serifas magnificamente ousadas – aquelas pequenas ‘patinhas’ nas letras que nos remetem a tempos de solidez e confiança.

Mas não pensem que o espetáculo acaba aqui; as cores estão se desdobrando em gradientes que são verdadeiros arco-íris de inovação. Esses gradientes são como o céu ao entardecer, prometendo um amanhã cheio de possibilidades.

Não estamos apenas falando de logotipos; estamos falando de contadores de histórias visuais, feiticeiros que conjuram a identidade de uma marca com um mero símbolo. E enquanto vogamos nesse oceano de criatividade, fica a dica: não tenham medo de mergulhar nas tendências – elas podem ser a boia que vai manter sua marca flutuando acima das demais no mar vasto do mercado.

Evoluindo identidades visuais ao longo do tempo
Identidade Visual
Evoluindo identidades visuais ao longo do tempo

Ah, as identidades visuais! Como borboletas em um intrincado balé evolutivo, dançam e se transformam ao sussurro do tempo. Em cada mudança de pele, uma história se desdobra, enquanto logotipos e paletas de cores ajustam-se ao ritmo das eras. Da rigidez do passado, com seus traços firmes e pallets sépias, à fluidez moderna e suas cores vibrantes, cada nova faceta é como um espelho refletindo o espírito de sua época.

Hoje, testemunhamos uma metamorfose, onde identidades visuais pulsam com a vida dos pixels, transitam no ciberespaço e se moldam no caldeirão cultural da globalização. O design ressoa com a voz do povo, ecoando tendências, anseios e valores contemporâneos. Como folhas ao vento, permanecem em constante movimento, preparando o palco para a próxima revolução visual que se avizinha, silenciosa, no horizonte do amanhã.

Teoria do Tetris: como eliminar espaços vazios na criação de um site
Web Design
Teoria do Tetris: como eliminar espaços vazios na criação de um site

Na construção de sites, assim como no Tetris, cada espaço conta. A Teoria do Tetris nos ensina a otimizar o layout, ajustando conteúdos para eliminar lacunas indesejadas e criar uma experiência digital coesa e envolvente. Descubra como esta abordagem pode revolucionar o design do seu site.

Leia também os textos abaixo: