Criação de Logomarca em BH

8 dicas para o Web Designer iniciante

Recriar projetos já existentes, é um dos melhores conselhos para os iniciantes. Aprender usando outros trabalhos irá trazer vários benéficos para os novos web designers...
Dicas Web Design BH

Conteúdo desse texto

Quer um site ou logo incrível, mas não tem tempo nem dinheiro?

Tenho a solução para você: design personalizado, qualidade, alterações ilimitadas e preço justo.

Solicite um orçamento sem compromisso.

Solicite um orçamento para criar seu logotipo profissional

Antes de mais nada, ao desenvolver um site se o web designer mantiver alguns princípios básicos em mente, seu projeto com certeza será bem-sucedido e eficaz naquilo que se propõe.

Dicas que podem ajudar o web designer que está começando a organizar as ideias

Como forma de incentivar os iniciantes, apresento abaixo algumas dicas de web design que podem ser úteis:

01. Defina a finalidade do site

A dica mais importante que deve ser mantida em mente antes de desenvolver qualquer site é a sua finalidade. As metas ou objetivos do projeto devem ser considerados antes de iniciar o seu planejamento.

02. O conteúdo é rei

No começo os web designers estavam mais preocupados com os variados efeitos oferecidos pelos diferentes programas de criação de layout, como sombras, chanfrados e efeitos de luz, do que com o conteúdo do site. Hoje isso deve ser posto em segundo plano e o conteúdo deve ter total destaque em qualquer projeto.

O usuário deve ser apresentado ao conteúdo que procura com poucos cliques ou ficará rapidamente entediado e saíra do site sem que o objetivo do projeto seja alcançado.

03. Não use fontes pequenas

Pessoas com dificuldades de visão também usam a internet. Antigamente fontes pequenas eram indiscriminadamente usadas pelos web designer. Mas não é aconselhável usar fontes de tamanho 10px ou menos do que isso. Mesmo o tamanho 11px deve ser usado raramente na criação de sites.

Por exemplo, tamanho 14px é considerado por muitos o tamanho ideal. Além de pensar no tamanho das fontes, o espaço entre as linhas também deve ser considerado ao se projetar uma página. O espaço entre duas linhas em um parágrafo deve ser expandido para facilitar a leitura.

04. Web designer, pense em como as pessoas vão usar o site

Ao projetar um site, sua usabilidade deve ser sempre mantida em mente. O conteúdo textual deve ser facilmente lido e o conteúdo das páginas deve ser totalmente acessível. Os sites devem ser concebidos de modo que os usuários possam navegar através deles com simplicidade. Assim, desordens visuais devem ser evitadas durante a criação.

05. UX Design e UI Design, saiba pelo menos o básico

Ótimos sites, criados por um web designer experiente, facilitam que seus visitantes encontrem o que querem rapidamente. Se a navegação do seu site for confusa, as pessoas vão procurar um site mais fácil de usar. Por isso, a maioria das pequenas empresas planejam investir na melhoria da experiência que o usuário tem ao navegador pelo seu site.

Isso é um grande investimento, pois melhora o engajamento, promove conversões e reduz as taxas de rejeição. A navegabilidade começa com o cabeçalho do site. Seja descritivo com os links de navegação do cabeçalho do seu site, pois os usuários irão consultá-lo e em seguida, decidir aonde ir. Links genéricos são uma oportunidade perdida para comunicar os benefícios do seu site.

06. Cores

Outra dica de web design é sobre o uso da paleta de cores. Muitas vezes o web designer usa um certo número de cores para seus projetos. Mas é aconselhável limitar o uso de cores. É melhor usar duas cores primárias e uma terceira cor como secundária. Cores simples sempre são melhores para o desenvolvimento web, porque são mais fáceis de compreender para os usuários finais.

07. Imagens

Usar sempre imagens gratuitas e bonitas seria perfeito. No entanto, imagens de banco de imagens gratuitos podem ter sido usadas em outros sites e elas serão imediatamente identificadas como genéricas e ignoradas pelo seu público.

Então, use imagens originais e únicas que evocam confiança para o seu negócio. Fotos de pessoas da sua empresa são ideais. O fato é que as pessoas simplesmente adoram olhar para outras pessoas, especialmente para rostos. Qualquer página com um rosto instantaneamente se torna mais pessoal e mais humana.

Todo web designer deve saber que um texto sem imagens é basicamente enfadonho
O uso de imagens como complemento ao texto é extremamente importante

08. O mantra de todo web designer: “A prática leva a perfeição”

Recriar projetos já existentes, é um dos melhores conselhos para os iniciantes. Aprender usando outros trabalhos, irá trazer vários benéficos para os novos web designers. Aprendendo como preparar seu próprio esquema de trabalho para com o passar do tempo melhorar a web, criando sites mais leves e acessíveis. Sendo assim, o aspirante a web designer deve primeiro praticar, seja em projetos fictícios ou em projetos próprios, para ter confiança para desenvolver sites profissionalmente.

Com essas pequenas dicas em mente, o web designer iniciante poderá se aventurar no mundo da criação de sites com foco mais apurado e assim desenvolver projetos mais consistentes.

Informações do Autor

Designer Gráfico e Web Designer profissional de Belo Horizonte. Com ampla experiência na indústria da publicidade, tomei a decisão de me aventurar como freelancer em 2009. Minha especialidade está em criar identidades visuais impressionantes e desenvolver sites em WordPress. Com base em anos de experiência prática, trago em meus textos um profundo entendimento técnico.

Compartilhe

Quer um site ou logo incrível, mas não tem tempo nem dinheiro?

Tenho a solução para você: design personalizado, qualidade, alterações ilimitadas e preço justo.

Solicite um orçamento sem compromisso.

Solicite um orçamento para criar seu logotipo profissional
Blog
Identidade Visual
Tonalidade emocional: personalidade e voz da sua marca

A tonalidade emocional é a alma da sua marca, refletindo a sua personalidade e construindo uma conexão com o público. A voz da sua marca não é apenas o que você diz, mas como diz. Ela é capaz de inspirar, confortar ou energizar seu público, criando uma imprescindível identidade relacional. Descubra como moldar a tonalidade para resonar emoção e autenticidade em cada mensagem.

Leia também os textos abaixo:
Look book: inspirando funcionários com um guia de estilo
Identidade Visual
Look book: inspirando funcionários com um guia de estilo

Descubra como um look book pode elevar o ânimo e a confiança da sua equipe! Um guia de estilo inspirador não só reflete a identidade da empresa, mas também estimula a criatividade e a expressão individual dos colaboradores, criando um ambiente de trabalho dinâmico e esteticamente coeso.

Hospedagem internacional x nacional: prós e contras para sites
Web Design
Hospedagem internacional x nacional: prós e contras para sites

Quer hospedar seu site internacionalmente ou localmente? Esta postagem do WordPress explora os prós e os contras de ambas as opções, ajudando você a tomar uma decisão informada. Descubra as vantagens da hospedagem global, incluindo velocidades mais rápidas e maior alcance, ao mesmo tempo em que considera os benefícios da hospedagem local, como melhor suporte ao cliente e otimização SEO local. Quer você priorize desempenho ou serviço personalizado, esta postagem oferece insights valiosos sobre as características distintivas da hospedagem internacional e nacional, orientando você na escolha ideal para o sucesso do seu site.