Criação de Logomarca em BH

Receita para uma identidade visual de sucesso: 4 ingredientes e como aplicá-los

Acredite ou não, projetar uma identidade visual e cozinhar uma deliciosa refeição tem mais em comum do que você pensa.

Criação de identidade visual em BH
Identidade visual contendo vários elementos

Em ambos os casos, você precisa combinar ingredientes diferentes para criar uma experiência emocionante e memorável.

Uma identidade visual requer combinar diferentes ingredientes para criar uma experiência emocionante e memorável.

Assim como com a comida, a seleção e preparação dos ingredientes de uma identidade visual pode variar enormemente dependendo da cultura e do contexto em que ela esta inserida.

Algumas marcas gostam de sabores familiares e confiáveis, enquanto outras experimentam temperos estrangeiros ou combinações estranhas.

Algumas marcas precisam de preparações elaboradas, enquanto outras estão felizes com soluções simples e eficazes. Dominar como e quando combinar esses ingredientes vem com prática, metodologia e intuição. Mas também com espontaneidade.

Defina quem serão seus clientes e a estratégia da marca

Antes de começar a cozinhar — desculpe, projetar — é essencial que você conheça seus convidados (clientes) e a ocasião (estratégia da marca).

Sendo assim, antes de começar a criação da identidade visual, você deve entender completamente o que seu cliente faz, seus valores, missão, concorrentes e o que eles querem alcançar com sua marca. Ter uma ideia clara disso tornará seu processo de tomada de decisão muito mais fácil, pois você sempre terá um objetivo definido em mente.

Algumas logomarcas podem ser mais descritivas; outras mais evocativas. Assim, elas podem nos ajudar a localizar a marca em uma indústria ou descrever seus serviços.

Ao mesmo tempo, logomarcas também podem ser um símbolo que desencadeia uma lembrança de algo mais sentimental. Independentemente da abordagem que tomarmos, o design da logomarca será um ingrediente essencial para o qual sempre podemos voltar para fazer a marca se sentir em casa.

Finalmente, elementos gráficos são como as coberturas ou condimentos para a identidade visual. Após definir os principais componentes da marca, você pode começar a aprimorar ou complementar a narrativa da marca através de vários tratamentos.

Estas podem ser formas, padrões, adesivos, rabiscos, texturas, sublinhados, símbolos, filtros, etc. Tendemos a usar elementos gráficos nos canais de mídia social de uma marca e páginas de marketing.

4 ingredientes para criar sua identidade visual

Em primeiro lugar, uma identidade visual de sucesso é aquela que ajuda a diferenciar sua empresa ou marca de outras e a transmitir sua mensagem de maneira clara e consistente. Para criar uma identidade visual de sucesso, existem alguns ingredientes-chave que você deve considerar:

1. Elementos visuais: incluem elementos como logotipo, tipografia, cores e imagens. Estes elementos devem ser escolhidos de maneira a transmitir a personalidade e o propósito da sua empresa ou marca.

2. Padrões de uso: é importante definir como os elementos visuais devem ser usados em diferentes contextos, como site, cartão de visita, material de marketing e redes sociais.

3. Mensagem: sua identidade visual deve transmitir claramente a mensagem que você quer passar para o público. Assim sendo, isso inclui o que você oferece, o que é importante para você e o que o diferencia de outras empresas ou marcas.

4. Consistência: é importante manter a consistência em todas as suas peças de marketing e comunicação, para que sua marca seja facilmente reconhecida e lembrada.

Para aplicar estes ingredientes, você pode começar criando um guia de estilo que defina os elementos visuais e os padrões de uso da sua marca.

Em seguida, será preciso trabalhar em uma mensagem clara e consistente que tenha reflexo em todas as suas peças de marketing e comunicação.

Por último, certifique-se de seguir o guia de estilo da sua marca em todas as suas ações de marketing e comunicação para garantir a consistência da sua identidade visual.

Veja mais aqui (em inglês)

Leia outras notícias

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.