Entre em contato pelo telefone 31 99771.8787 ou solicite um orçamento sem compromisso.Solicitar orçamento

Dicas: web designer iniciante

Dicas para o web designer iniciante

Ao desenvolver um site se o web designer mantiver alguns princípios básicos em mente, seu projeto com certeza será bem sucedido e eficaz naquilo que se propõe.

Dicas que podem ajudar o web designer que está começando a organizar as ideias


Como forma de incentivar os iniciantes, apresento abaixo algumas dicas de web design que podem ser úteis:

  • A dica mais importante que deve ser mantida em mente antes de desenvolver qualquer site é a sua finalidade. As metas ou objetivos do projeto devem ser levados em consideração antes de iniciar o seu planejamento.
  • No começo os web designers estavam mais preocupados com os variados efeitos oferecidos pelos diferentes programas de criação de layout, como sombras, chanfrados e efeitos de luz, do que com o conteúdo do site. Hoje isso deve ser posto em segundo plano e o conteúdo deve ter total destaque em qualquer projeto. O usuário deve ser apresentado ao conteúdo que procura com poucos cliques ou rapidamente ficará entediado e saíra do site sem que o objetivo do projeto seja alcançado.
  • Antigamente fontes pequenas eram indiscriminadamente usadas pelos web designer. Mas não é aconselhável usar fontes de tamanho 10px ou menos do que isso. Mesmo o tamanho 11px deve ser usado raramente na criação de sites. Tamanho 14px é considerado por muitos o tamanho ideal. Além de pensar no tamanho das fontes, o espaço entre as linhas também deve ser considerado ao se projetar uma página. O espaço entre duas linhas em um parágrafo deve ser expandido para facilitar a leitura.
  • Ao projetar um site, sua usabilidade deve ser sempre mantida em mente. O conteúdo textual deve ser facilmente lido e o conteúdo das páginas deve ser totalmente acessível. Os sites devem ser concebidos de modo que os usuários possam navegar através deles com simplicidade. Assim, desordens visuais devem ser evitadas durante a criação.
  • Outra dica de web design é sobre o uso da paleta de cores. Muitas vezes o web designer usa um certo número de cores para seus projetos. Mas é aconselhável limitar o uso de cores. É melhor usar duas cores primárias e uma terceira cor como secundária. Cores simples sempre são melhores para o desenvolvimento web, porque são mais fáceis de compreender para os usuários finais.
  • Recriar projetos já existentes, é um dos melhores conselhos para os iniciantes. Aprender usando outros trabalhos irá trazer vários benéficos para os novos web designers. Aprendendo como preparar seu próprio esquema de trabalho para com o passar do tempo melhorar a web, criando sites mais leves e acessíveis. Sendo assim, o aspirante a web designer deve primeiro praticar, seja em projetos fictícios ou em projetos próprios, para ter confiança para desenvolver sites profissionalmente.

Com essas pequenas dicas em mente, o web designer iniciante poderá se aventurar no mundo da criação de sites com foco mais apurado e assim desenvolver projetos mais consistentes.